Você sabia que as chapas de alumínio naval vêm sendo utilizadas na história das embarcações há décadas?
Neste artigo, separamos algumas curiosidades sobre a utilização do alumínio em construções navais. Continue a leitura para conferir!
Tanto quanto se sabe, o alumínio foi aplicado em embarcações desde 1890. O Primeiro casco oceânico fabricado de alumínio foi o iate francês Mignon, de 13 metros. Em 1894 a expedição polar de Walter Wellman usou embarcações de Alumínio de 18 pés, que pesavam 375 libras, com grande redução relativamente às 1700 libras que as embarcações de madeira com a mesma dimensão pesavam.
Acresce que as embarcações de alumínio permitiam um excelente serviço, porque tinham uma maior resistência ao gelo que as de madeira. Nestas primeiras aplicações, utilizava-se o alumínio puro, que não tem nem adequada resistência à corrosão, nem à resistência mecânica requerida para o serviço marítimo. Apenas em 1930 começaram a usar-se ligas contendo magnésio e manganês, que satisfaziam os requisitos de aplicações estruturais em construção naval.
As ligas de alumínio são aplicadas na indústria naval onde os seus atributos são valorizados, quando confrontados com outros materiais. Alguns desses atributos são: baixa densidade, elevada relação resistência à tração/peso, resistência à corrosão em determinados ambientes e retenção da tenacidade a baixas temperaturas, nalguns casos e o valor relativamente baixo do módulo de elasticidade, que também é um fator importante.
O desenvolvimento e o uso de ligas de alumínio em estruturas navais estão também muito relacionados com o desenvolvimento da soldadura em atmosfera inerte (*MGAW), algumas vezes designada impropriamente por “soldadura semi-automática”. As ligas de alumínio são frequentemente usadas em superestruturas de grandes navios ou de navios militares e também em cascos de alguns navios e embarcações, incluindo a atividade oceânica (offshore).
Como já se referiu, a baixa densidade do alumínio e das suas ligas, toma-os particularmente atrativas para aplicações onde se permite uma elevada resistência à tracção, relativamente ao peso, como embarcações rápidas, navios de efeito de superfície (aerobarcos) ou hydrofoils. uma vez que as ligas de alumínio não reduzem a resistência e mantém a tenacidade à medida que a temperatura se reduz.
As ligas de alumínio com magnésio (da série 5xxx), de elevada resistência mecânica, são as mais largamente usadas em estruturas marítimas, sendo as que contêm 4.5%, 4% e 5% de Mg as mais comuns, adquirindo uma resistência adicional por conformação plástica a frio e não por tratamento térmico.
As ligas mais usadas são as 5086, 5083, 5456 e 5454; os perfis estendidos são dessas mesmas ligas e da liga 6061; a liga 5454 pode ser aplicada em temperaturas superiores à temperatura ambiente (superior a 65ºC). Estas ligas, que têm uma boa soldabilidade, são geralmente usadas na condição “1/4 duro”, por conformação plástica a frio, proporcionando a conveniente resistência à corrosão e resistência estática (à tração); tensões de cedência mais elevadas podem ser obtidas por trabalho a frio adicional.
Então, gostou de saber um pouco mais sobre as vantagens de trabalhar com chapas de alumínio naval? Se você curtiu este artigo, deixe um comentário!