Você sabe para que servem os moldes em alumínio? Na verdade, há uma infinidade de aplicações disponíveis para esse tipo de material. A prática de moldagem existe há pelo menos 7000 anos antes de Cristo, quando o Homem manipulou pela primeira vez o cobre utilizando como molde pedras com depressões para receber o metal líquido.
Com o passar do tempo, o homem desenvolveu outros processos que lhe permitissem maior grau de liberdade, inclusive na obtenção de peças mais complicadas.
A base do processo de fundição consiste em alimentar o metal no estado líquido, na cavidade de um molde com o formato requerido, seguindo-se um resfriamento a fim de se produzir um objeto sólido resultante da solidificação.
A matéria-prima metálica para a produção de peças fundidas é constituída pelas ligas metálicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e não-ferrosas (ligas de cobre, alumínio, zinco e magnésio). O processo de fabricação dessas peças por meio de fundição pode ser resumido nas seguintes operações:
Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da peça a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construção do molde e suas dimensões devem prever a contração do metal quando ele se solidificar, bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da peça. Ele é feito de madeira, alumínio, aço, resina plástica e até isopor.
O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida.
Macho é um dispositivo, feito também de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Ele é colocado nos moldes antes que estes sejam fechados para receber o metal líquido.
Etapa em que acontece a fusão do metal.
O vazamento é o enchimento do molde com metal líquido.
Após determinado período de tempo em que a peça se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de peça, do tipo de molde e do metal (ou liga metálica), ela é retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecânicos.
A rebarbação é a retirada dos canais de alimentação, massalote e rebarbas que se formam durante a fundição. Ela é realizada quando a peça atinge temperaturas próximas às do ambiente.
A limpeza é necessária porque a peça apresenta uma série de incrustações da areia usada na confecção do molde. Geralmente, ela é feita por meio de jatos abrasivos.
Entenda, abaixo, as principais vantagens das peças fundidas em alumínio e algumas de suas aplicações:
Então, gostou de aprender um pouco mais sobre os moldes? Se você curtiu este artigo, compartilhe em suas redes sociais!