Você sabe como funciona o processo de fundição em areia do alumínio? Há diferentes procedimentos que podem ser aplicados a partir do uso do material. Neste artigo, vamos explicar os principais.
Siga a leitura e confira todas as informações!
Há dois principais processos de fundição em areia: o de moldagem em areia verde e o de moldagem em areia resinada. Mas, antes de entender como funcionam, é válido compreender melhor o que é a areia base, por trás dos processos.
É um elemento granular e refratário, sendo que o de natureza silicosa é o mais usado para compor uma areia sintética de fundição. Além da areia silicosa ou areia comum, usam-se areias especiais: aluminosa, zirconita e outras.
Utiliza: areia nova (areia de rios); Aglomerantes (argilas); Aditivos; Água
Mistura dos constituintes: todos os constituintes, areia base, aglomerantes, aditivos e água devem formar uma massa homogênea em que cada grão de areia base deve ser envolvido pelo aglomerante e aditivos umedecidos pela água.
Utiliza: Areia nova (areia de rios); Resinas como aglomerantes; Resina: Moldagem em casca shell (cura da areia com calor). Cura a frio (cura da areia a temperatura ambiente com catalisador) e CO2 (Silicato de sódio e gás CO2 como catalisador).
Então, gostou de aprender um pouco mais sobre os detalhes por trás do processo de fundição em areia? Deixe seu comentário.