Existem muitos processos para a realização do corte de alumínio, cada qual com características próprias e voltadas a determinadas necessidades.
Para acertar nessa escolha, é preciso avaliar o tipo de aplicação a ser trabalhada e o grau de precisão necessária para que seu objetivo seja alcançado.
O alumínio é o material utilizado nas latas de cervejas e refrigerantes que você consome, mas também está presente em muitos componentes da indústria Aeronáutica e, inclusive, na fabricação de Aeronaves espaciais.
Além de leve, fácil de manusear, resistente e apresentando um excelente custo-benefício, esse material possui outra vantagem que nos tempos atuais fazem toda a diferença, ele é infinitamente reciclável, ou seja, quando descartado pode ser transformado novamente em matéria-prima e voltar às linhas de produção.
Continue a leitura abaixo para conhecer os processos de corte de alumínio. Confira!
Como qualquer material que irá passar por um processo de transformação, o alumínio também passa por essa fase, afinal, ele precisa estar adequado para atender ao projeto pelo qual será utilizado, portanto, ele precisará ser cortado.
Basicamente, existem alguns processos para a realização dessa tarefa. Vamos abaixo, conhecer cada um deles:
O corte de alumínio por precisão é um processo de usinagem realizado após a trefilação de perfis especiais.
Bastante utilizado pelo setor automotivo, essa ação possui tolerâncias reduzidas e acabamentos de alta qualidade, por isso é acompanhada por especialistas e sofre avaliações de controle de qualidade bem rígidas.
Os cortes que utilizam os sistemas de plasma trabalham com gases e vapores, portanto é perfeitamente possível cortar o alumínio sob a água, desde que o processo envolva a mistura de substâncias específicas que possam evitar o acúmulo do gás hidrogênio e o efeito explosivo.
Para a realização desse processo, são necessários dois tipos de gases, um deles de plasma, o responsável pelo corte e outro que serve como proteção, também conhecido como secundário.
A serra é uma das opções para o corte de alumínio, existindo as chamadas manuais e as elétricas, possibilitando que o processo ocorra em linha reta ou então em curva, dependendo do equipamento que se está utilizando.
O corte a laser é realizado através de um feixe de luz comandado por um computador e voltado a materiais que possuam formas complexas e de espessura fina.
Normalmente, essa opção é utilizada para materiais que necessitam de uma alta precisão e eficiência.
Para formatos mais simples, uma opção para o corte de alumínio é a prensa de corte.
Trata-se de uma máquina de prensa hidráulica que corta o metal, uma opção interessante para quem necessita de grandes quantidades, no entanto, é preciso escolher o modelo adequado e contar com pessoal capacitado para a operação, sob pena de ter problemas com o produto final.
O corte realizado através do jato de água consiste em acelerar uma mistura desse líquido com um abrasivo à velocidade do som para que o alumínio seja perfurado.
Possui uma ótima precisão e é indicada para peças que não possam sofrer uma alteração térmica, no entanto, é indicada para séries de pequenos volumes.
Existe ainda outra forma para se obter excelentes resultados no corte de alumínio, trata-se da tecnologia High Speed, ou seja, uma solução exclusiva da Metalthaga para o Brasil e América Latina no que se refere a cortes horizontais de placas de alumínio.
Se a sua empresa necessita de placas de alumínio com agilidade e garantia de qualidade, pode contar com os serviços da Metalthaga, uma maneira inteligente, econômica e inovadora para economizar e contar com a tecnologia a seu favor.
Para mais detalhes a respeito do High Speed, acesse agora o nosso site e obtenha mais informações!