As chapas de alumínio são placas de precisão que fazem sucesso em todo o mundo, uma vez que são valorizadas pelo mercado consumidor e vem prontas para serem cortadas em quaisquer medidas.
O alumínio é o terceiro elemento químico mais encontrado no planeta, ficando apenas atrás do oxigênio e do silício.
Trata-se de um metal branco-prateado utilizado nos mais diversos segmentos industriais, como, por exemplo:
As chapas ou placas, por sua vez, foram desenvolvidas para a redução de custos nos processos de usinagem, apresentando planicidade total no seu acabamento.
Neste post, apresentaremos as chapas de alumínio retificadas e de precisão. Uma importante matéria-prima utilizada para a construção das mais diversas peças e acessórios.
Continue a leitura e saiba mais!
As chapas de alumínio retificadas se destacam por apresentarem resistência e beleza. São impermeáveis, leves e duráveis.
Outro fator que as coloca em uma situação privilegiada e que chama a atenção do mercado é o fato de resistirem à corrosão.
Por serem maleáveis, elas podem receber acabamentos diferenciados, aderindo ou se integrando a outras placas a partir do processo de solda.
As chapas de alumínio são muito utilizadas na construção de peças e acessórios, dispositivos, gabaritos, mesas de coordenadas, estruturas soldadas, moldes industriais, máquinas especiais, construções civis e todo objeto ou ferramenta que precisam ter como característica a precisão e acabamento.
Daí então o nome que recebem, sendo placas de precisão.
A produção dessas chapas é realizada a partir do uso de equipamentos sofisticados, envolvendo alta tecnologia para garantir a qualidade necessária para que os bons resultados sejam alcançados.
A Metalthaga é uma importante empresa brasileira, responsável pelo fornecimento de chapas de alumínio retificadas de alta qualidade para clientes distribuídos por todo o país.
Fornecidas a partir das ligas 5083 e 7021, suas características oferecem uma planicidade total e acabamento retificado (0,20 mm de tolerância).
A rugosidade das placas é de 0,4 µm, com Filme PE de proteção nas faces, possuindo ainda uma excelente resistência à corrosão e isento de tensões internas.
Essas chapas trabalhadas são fabricadas e possuem C250 e C330, essa última para chapas que utilizam ligas 7021-T79.
Referente a C330, trata-se de um produto inovador fabricado em têmpera de material T79, produzido a partir da liga EN AW 7021 (AlZn5.5Mg1.5).
A principal característica desse item está em sua estrutura muito fina e homogênea com excelente usinabilidade, resistência muito alta e dureza que atinge 120-140 HB.
Então, a liga de alumínio 7021 é a melhor opção para moldes de alta produção (acima de 500 mil ciclos, dependendo do polímero).
Já as chapas de alumínio 5083 são perfeitas para a indústria naval, aeronáutica e espacial, além de atender com extrema qualidade as ferramentas de controle e calibração.
Isso se dá em função do baixo nível de tensão residual, reduzindo de maneira expressiva os efeitos da deformação da chapa durante a maquinação, quando as não-conformidades são evitadas e operações adicionais como eventuais desbastes ou reprocessamento do produto são possíveis.
Como se observa, as chapas de alumínio retificadas, conhecidas como placas de precisão, são importantes componentes da indústria mundial.
Para saber mais a respeito ou para fazer um orçamento, entre em contato conosco e conheça nossa estrutura e capacidade de atender com agilidade e precisão a demanda da sua empresa!