O alumínio é o principal material utilizado nos processos de fabricação de silos, tanques e carrocerias.Isso porque existem nesse material características únicas que apresentam vantagens para os setores de armazenagem e transporte, tais como:
Além disso, é um material sustentável, onde, segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a pegada de carbono da indústria desse material em nosso país é 60% menor do que a média mundial.
Trata-se, portanto, de soluções voltadas à proteção ambiental e que atendem as práticas da ESG (Environmental, Social and Governance) que vêm sendo valorizadas por empresas em todo o mundo.
Continue a leitura abaixo para saber todos os detalhes sobre as ligas de alumínio utilizadas na fabricação de silos, tanques e carrocerias!
A liga ideal para fabricação de silos e tanques são aquelas que fazem parte do grupo 3000, ou seja, tem por base o alumínio e uma boa quantidade de manganês em sua composição.
Possuindo dureza que varia de 28 HB no estado “O” até 55 HB com encruamento de máxima dureza, elas são fornecidas em chapas lisas, corrugadas (xadrez) ou através de bobinas.
Possuem boa formabilidade e resistência mecânica moderada.
Essas características são apropriadas na construção de estruturas que exigem boa maleabilidade e baixa densidade, no entanto, precisam oferecer condições adequadas de resistência.
São próprias para processos de anodização e soldagem, portanto, são ideais na fabricação desses produtos.
Diferente da liga utilizada na fabricação de silos e tanques, as carrocerias possuem uma variedade de opções, atendendo a particularidades e especificações necessárias dos diversos projetos.
As ligas do grupo 1000 são utilizadas para esse fim, uma vez que possuem uma grande resistência à corrosão em função do alto nível de alumínio utilizado em sua composição.
Fornecidas em chapas ou bobinas, essas peças apresentam uma dureza que varia entre 20 HB e 28 HB.
São maleáveis e possuem uma baixa dureza, portanto, muito interessante para processos que exigem conformabilidade, como é o caso das carrocerias de furgões.
Já as ligas de alumínio do grupo 3000 também são uma ótima opção para as carrocerias, porém, é mais comum a sua aplicação nos processos de montagem de ônibus.
Por fim, uma terceira opção é a liga do grupo 5000, também voltada para carrocerias de ônibus e implementos rodoviários, barcos e cascos, além de tanques de combustível.
São fornecidas em bobinas, em chapas lisas ou corrugadas (xadrez), possuindo uma dureza que varia de 47 HB no estado “O” até 77 HB com encruamento de máxima dureza.
Essa liga possui uma boa quantidade de magnésio, o que possibilita uma excelente soldabilidade e uma alta resistência à corrosão.
Além de possuir um bom desempenho em processos de anodização, ela é bastante aplicada onde não existem grandes restrições nos projetos.
Todas essas opções de ligas podem ser encontradas na Metalthaga, uma empresa especializada no setor que iniciou as suas operações no ano de 1997.
Seja para a fabricação de silos, tanques ou carrocerias, nossos profissionais estão à disposição para entender a demanda da sua indústria e oferecer a melhor opção para cada situação.
A agilidade dos processos, a competência e o dinamismo dos colaboradores envolvidos no atendimento às necessidades do mercado são responsáveis pelo sucesso e reconhecimento que a Metalthaga desfruta em todo o país.
Sendo assim, a partir do desenvolvimento de tecnologias em alumínio, a empresa oferece uma ampla linha de ligas:
Atendendo a todo tipo de formato, como redondo, quadrado, retangular, de placas finas e até blocos de grandes dimensões, a Metalthaga oferece ligas de alumínio específicas para cada tipo de aplicação, na quantidade e dimensões definidas por seus clientes.
Para conhecer mais a nosso respeito, acesse nosso site ou entre em contato com a nossa equipe.
Estamos prontos para atender as necessidades da sua empresa na fabricação de silos, tanques, carrocerias e quaisquer produtos que necessitem de soluções envolvendo o alumínio!