A Metalthaga é uma empresa focada na missão de entregar as melhores soluções em alumínio e demais metais nobres para seus clientes. Com um compromisso inabalável com a qualidade e a inovação, nos destacamos no mercado pela excelência de nossos produtos e serviços.
Há 27 anos, estamos instalados em nossa sede própria, com cerca de 5000 m² de área construída, e nos consolidamos como um dos principais parceiros no fornecimento de alumínio a empresas dos ramos calçadista, moveleiro, automotivo, agrícola, entre outros. Nossa infraestrutura moderna e bem equipada nos permite atender a uma ampla gama de indústrias, sempre com pontualidade e precisão.
Neste artigo, serão apresentadas as principais ligas de alumínio que fornecemos ao mercado. Confira!
O alumínio é extraído da bauxita, material que compõe cerca de 7% da crosta terrestre. Esse metal tem uma fonte estável de produção, e o Brasil e a Austrália possuem as maiores reservas de bauxita do mundo. A abundância da bauxita torna o alumínio um recurso acessível e sustentável, sendo um material versátil amplamente utilizado em diversas aplicações industriais.
Além do custo competitivo para concretizar projetos, o alumínio se destaca no mercado de metais por várias vantagens, como:
As ligas de alumínio se dividem em grupos de acordo com os outros elementos em combinação. Veja:
Hoje, a Metalthaga trabalha com todas essas ligas disponíveis no mercado, principalmente as ligas dos grupos 5000, 6000 e 7000. Isso nos permite atender às demandas específicas de cada cliente com a liga mais adequada.
O alumínio, para ser obtido, passa pelo processo de fundição de Slab’s (figura 1), que são os blocos iniciais pelos quais os demais processos se iniciam. Esses blocos são a base para a produção de diversos produtos de alumínio, desde chapas até perfis extrudados.
Após a produção do Slab, o bloco é reaquecido até acima da temperatura de recristalização e passa por rolos de laminação, que promovem a redução da espessura do bloco e o consequente aumento do comprimento e da largura da peça. Este processo é amplamente utilizado para a produção de bobinas e chapas finas, melhorando a dureza superficial e o alongamento.Um esquema é mostrado na figura 2.
O processo de laminação é amplamente utilizado para a produção de bobinas e chapas finas (até 12 mm), sendo uma das suas principais qualidades o aumento da dureza superficial e o alongamento proporcionado pelas deformações mecânicas. Isso melhora significativamente a resistência e a durabilidade dos produtos finais.
A laminação é um processo fundamental na fabricação de metais, onde o material é conduzido entre pares de rolos girando em direções opostas. Isso não só conforma o material na forma desejada, mas também melhora sua estrutura interna, conferindo propriedades mecânicas específicas.
Os equipamentos usados no processo de laminação, conhecidos como laminadores, consistem em conjuntos de cilindros de laminação que aplicam pressão sobre o material, reduzindo sua espessura e aumentando seu comprimento. Existem diferentes tipos de laminadores:
Para chapas de maior espessura, o alumínio laminado fornece uma heterogeneidade no bloco, apresentando grandes variações de dureza em diferentes pontos do bloco. Este aspecto deve ser cuidadosamente controlado para garantir a qualidade e a uniformidade do produto final.
A Metalthaga utiliza ligas de alumínio certificadas, garantindo produtos de alta qualidade e durabilidade. Nossa trajetória é marcada pela agilidade, competência e dinamismo. O compromisso com a inovação e a sustentabilidade nos coloca na vanguarda do mercado de metais nobres.
Gostou de conhecer melhor as ligas de alumínio oferecidas pela Metalthaga? Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Nossa equipe está pronta para atender você e fornecer as melhores soluções em alumínio.