Um dos diversos componentes utilizados em veículos é o cubo de roda. É uma das peças responsáveis por transmitir a força do motor para os pneus. A seguir, explicaremos como o alumínio é aplicável a esse tipo de elemento, além de trazer dicas de conservação e manutenção.
Siga a leitura do artigo e saiba mais!
A peça recebe atenção especial pois além de transferir o torque – movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele, também sofre esforços dinâmicos vindos da direção do veículo e das irregularidades do piso, que posteriormente serão absorvidos pelos elementos da suspensão.
Os cubos de roda Metalthaga aliam um material mais leve ao componente. Ou seja, o produto foi pensado também para eliminar o uso de uma ponta de eixo no cubo de roda. Dessa forma, apenas uma tripeça será alocada no interior do cubo (como demonstrado na Figura 1), transmitindo a força.
Nessa parte, algumas ligas de alumínio se sobressaem em relação ao aço pela facilidade de usinagem. Além disso, o cubo dianteiro foi desenhado semelhante ao traseiro:
Os cubos de roda geralmente são fabricados em aço. A equipe RS Racing UFRGS planeja fabricar os próprios cubos de roda, e em liga de alumínio. A liga 7021 cumpre os requisitos para um componente desta importância.
A liga consegue aliar o baixo peso do alumínio, sem comprometer a resistência necessária. Para melhorar e garantir um bom funcionamento do componente foi realizado simulações em softwares de elementos finitos, garantindo que a tensão máxima observada não ultrapasse um limite seguro para o regime de trabalho.
A manutenção do cubo de roda deve ser feita com atenção, pois os detalhes podem eliminar gastos desnecessários. Além disso, garantem segurança para os veículos.