Existem três principais processos de fabricação de alumínio. A fluidez é um parâmetro muito importante para o processamento e a qualidade do material. Assim, conseguimos avaliar que este parâmetro se deve, sobretudo, à quantidade de silício presente na liga. Poderíamos aqui pensar que, necessariamente, todas as ligas de alumínio fundidas devem ter uma boa quantidade de silício que garanta a fluidez, mas isso não é necessariamente verdade.
No processo de fundição de baixa pressão temos a possibilidade de trabalhar com outros elementos de liga que não o silício. Elementos como zinco e magnésio podem ser adicionados também. Abaixo temos exemplos de composições químicas que a Metalthaga trabalha.
Podemos observar que a inclusão de zinco na liga (exemplo da liga Fundida de Alta Dureza) concede ao material aumento de dureza, resistência à tração, resistência ao escoamento e ainda aumento do alongamento. Esse produto é fruto de uma série de análises que a Metalthaga fez a fim de prover ao material maiores resistências mecânicas, mantendo as características positivas do alumínio.
Hoje estes produtos são amplamente usados em peças que atendem os mercados automotivos, agrícolas, de modelos de fundição, moldes de rotomoldagem e vaccumforming, além de matrizes de alta frequência.