As ligas e chapas de alumínio ganham cada vez mais força no mercado, pois a versatilidade desses materiais possibilita diversas aplicações.
O alumínio é obtido a partir da alumina, a matéria-prima que é extraída a partir da redução da bauxita.
De acordo com o Anuário Estatístico Alumínio 2021 (o último publicado), o Brasil produziu naquele ano 11 milhões de toneladas de alumina, sendo considerado o terceiro maior produtor do mundo.
Esse resultado é fruto de grandes investimentos realizados, o que mostra o poder deste segmento da indústria que é responsável por trazer ainda mais avanços em termos de tecnologia, se preocupa com a sustentabilidade e aloca grande parte dos recursos em projetos ambientais e socialmente responsáveis.
As ligas e chapas de alumínio são amplamente utilizadas pelas indústrias ligadas ao usuário final. Elas fazem parte da produção e do dia a dia dos segmentos:
Dentre os benefícios do uso desses materiais podem ser destacados a versatilidade e a variada gama de aplicações possíveis.
As principais vantagens são:
Diante desses benefícios, não é difícil compreender o porquê do sucesso desse material em todo o mundo, especialmente quando se sabe que é possível reciclá-lo sem que perca as suas características.
A seguir, apresentamos as tendências para ligas e chapas de alumínio para o ano de 2023, considerando os três maiores segmentos que utilizam esses materiais em seus processos industriais:
As indústrias de todo o mundo vêm aumentando o consumo de folhas, laminados e chapas de alumínio como soluções para embalagens, especialmente para produtos dos segmentos como o farmacêutico, de higiene e limpeza e alimentos e bebidas.
Além de todas as vantagens já citadas, o grande destaque diz respeito ao reaproveitamento dessas embalagens, já que 100% do material utilizado pode ser retornado aos processos produtivos e colaborar efetivamente com a proteção do meio ambiente.
Mais uma vez, a sustentabilidade se apresenta como forte aliada de materiais à base de alumínio, especialmente quando o assunto envolve o setor de mobilidade.
Esse metal está sendo amplamente utilizado na produção dos veículos de meios de transporte, como ônibus, caminhões, trens, navios e aviões.
É importante lembrar que quanto mais leve o material que compõe esses veículos, menor o consumo de combustível e de emissão de CO² na atmosfera.
Além disso, os automóveis de passeio também são contemplados com soluções que colaboram com o meio ambiente, portanto, grandes resultados para o setor são previstos em 2023 nesse segmento.
Por fim, chegamos ao segmento da construção civil, especialmente no que diz respeito à área de arquitetura.
É cada vez mais comum o uso de fachadas de alumínios nos edifícios de grandes cidades.
Essa opção se dá em função da resistência desse material, possibilitando projetos que agradam pela sua beleza e pela alta durabilidade do alumínio.
Além disso, também vem aumentando o uso desse material em mobiliários, boxes, sistemas de iluminação, portões, persianas, janelas e revestimentos.
A construção civil também se serve dessas soluções para projetos que envolvem o isolamento térmico e acústico.
Para saber mais sobre os serviços da Metalthaga, acesse nosso site e conheça as soluções que disponibilizamos ao mercado!