Processos de usinagem envolvem a remoção de materiais para obtenção de uma geometria desejada. O material inicial é dado a partir de uma geometria mais grosseira, sempre proveniente de uma pré-forma como forjado ou fundido.
Uma característica da usinagem é a formação de cavaco, material removido no processo. Este é o subproduto final presente em todos os processos tradicionais de usinagem e sua formação corresponde-se diretamente com diversos aspectos relacionados às operações do mesmo, como desgaste da ferramenta, esforço do corte, calor gerado, penetração do fluido de corte, acabamento superficial da peça, entre outros.
A equipe RS Racing UFRGS está em constante melhoria do seu protótipo, buscando métodos de fabricação que permitam obter componentes leves e confiáveis visando a melhoria da performance.
No processo de usinagem dos pedais de freio e acelerador, com suas respectivas especificações, a escolha correta do material é de grande relevância devido a necessidade de menor gasto de ferramenta e maior simplicidade do processo, favorecendo a fabricação. Por outro lado, esses fatores não devem comprometer a resistência e confiabilidade do projeto, adequando-se a geometria que irá proporcionar este melhor desempenho.
Desta forma, foi realizado o projeto dos pedais com objetivo de diminuir massa e volume, facilitar a fabricação e manter ou aumentar a segurança dos mesmos. A partir de uma análise de elementos finitos, a forma geométrica obtida, baseada na resistência apresentada em vigas em I , em conjunto com a uma estrutura de alumínio 7021 apresentou resultados favoráveis à sua aplicação.
Dessa forma, os pedais suportam elevadas cargas de projeto em condições extremas, como o acionamento do freio na iminência de uma colisão, sem apresentar deformação plástica.
Esta classe de alumínio utilizada, o 7021, possui intrinsecamente as características de boa usinabilidade, elevada resistência mecânica, alto brilho e moderada resistência a corrosão. Devido à suas aplicações usuais na área de aeronáutica, automobilismo e setor agrícola, é viável a sua escolha como material para estes componentes.
Como resultado, obteve-se um conjunto padronizado de pedais de baixa massa, reduzindo pela metade a massa do pedal de freio que anteriormente era de aço SAE 1020 com fixações soldadas e apresentava 550 g, atualmente apresentando 206 g a partir da usinagem de um monobloco de alumínio. Além disso, como visto, a fabricação dos componentes foi facilitada e a confiabilidade do sistema apresentou-se levemente superior devido a otimização da geometria.