O uso das tecnologias de ponta contribuem de forma efetiva para a melhora da qualidade dos serviços e produtos, além de reduzir os custos das operações.
Quando se fala em fundição, as possibilidades são grandes, pois investimentos são realizados por empresas que constantemente trabalham no aprimoramento e oferta de soluções que atendem e facilitam a demanda do mercado, especialmente nos segmentos:
Para se ter ideia a esse respeito, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 68,6% dos investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Brasil provém do segmento industrial.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre a aplicação de tecnologias de ponta na fundição de alumínio. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
A fundição de alumínio é relativamente simples, alcançando o ponto de fusão quando atinge 660 °C, podendo ser realizada através dos seguintes formatos:
O processo de fundição através de areia e coquilha de aço consiste no escoamento do alumínio utilizando o preenchimento por gravidade a partir do canal de injeção, ou seja, do massalote.
As seguintes vantagens são percebidas quando ocorre a aplicação desse processo. São elas:
O uso do processo de matriz metálica é normalmente utilizado pela indústria automotiva que possui necessidades em reproduzir peças com detalhes significativos e paredes finas.
Nesse caso, o alumínio é injetado com grande pressão, garantindo o preenchimento total do molde, oferecendo excelente qualidade superficial, acabamento, precisão dos detalhes, excelente nível de isenção de porosidade e alta repetibilidade.
Como desvantagens, existe a necessidade de produzir uma matriz em aço para a injeção, o que ocasiona um alto custo inicial.
Além disso, existem restrições sobre as ligas de injeção.
A fundição de alumínio sob-pressão ocorre através do seu vazamento gravitacional sobre um molde em uma prensa, e compreende ao processo desenvolvido pela Metalthaga há cerca de 30 anos ao mercado nacional, sendo a maior, pioneira e referência em qualidade dentro de seu segmento.
Após esse vazamento, é injetada pressão entre 6 e 8 bar quando o alumínio ainda está em seu formato líquido, fazendo com que os resíduos do ar e porosidades gasosas alcancem a superfície do bloco.
Isso possibilita uma homogeneidade do material, praticamente isentando ele de porosidades.
Como vantagens desse processo, são destaques:
Como desvantagens, ocorre a falta de repetibilidade e a possível falta de homogeneidade em blocos grandes, em função da solidificação precoce.
O avanço das tecnologias de ponta são facilitadores para o processo de fundição, onde a presença de substâncias na liga de alumínio são muito importantes.
A Metalthaga, através da sua área de P&D, desenvolveu ligas fundidas com índices altos de magnésio (Mg) e zinco (Zn), garantindo as peças maiores padrões de resistência mecânica e alongamento.
Também é destaque dentre as tecnologias de ponta oferecidas pela Metalthaga o sistema de corte horizontal High Speed.
Trata-se de uma solução exclusiva na América Latina, possibilitando vantagens que fazem toda a diferença, tais como a redução nos tempos de processo, excelente qualidade superficial (baixa rugosidade) e o corte de materiais de alta dureza.
Se sua empresa necessita de soluções voltadas à fundição de alumínio, onde tecnologias de ponta sejam empregadas para diferenciar seus produtos, conte com a Metalthaga.
Atuando no mercado desde 1997, a empresa está pronta para atender as necessidades do seu negócio, oferecendo uma ampla linha de ligas de alumínio nos mais diversos formatos.
Para conhecer detalhes da Metalthaga, acesse nosso site e saiba mais sobre a estrutura e soluções que disponibilizamos ao mercado!