A chapa de alumínio é um material leve e de fácil acesso, afinal, é o metal mais abundante da crosta terrestre.
Trata-se de um produto muito utilizado nas indústrias, especialmente na fabricação de bens intermediários que atendem às necessidades dos setores automotivo, aeronáutico e da construção civil.
Além disso, está também presente nos bens de consumo, em eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
De acordo com os dados apresentados pela Associação Brasileira de Alumínio (Abal), a produção de alumínio no Brasil aumentou 18 vezes desde 1970 e, no ano de 2023, a produção desse metal atingiu a marca de 1 milhão de toneladas.
Neste artigo, apresentaremos a versatilidade e resistência da chapa de alumínio, bem como as diferentes aplicações industriais nas quais ela é utilizada. Continue a leitura e confira detalhes!
Uma das principais vantagens da adoção da chapa de alumínio está relacionada à sua leveza.
Esse é o caso, por exemplo, da indústria automobilística, onde os veículos são muito mais leves do que no passado, possibilitando uma diminuição considerável no consumo de combustível.
Além disso, esse material melhora muito a aerodinâmica dos automóveis e colabora, principalmente, com a segurança, especialmente nos casos envolvendo a retirada de pessoas presas nas ferragens em acidentes.
Para a construção civil, a leveza é muito importante; no entanto, outro fator é determinante para a escolha desse material: sua resistência. Portanto, a chapa de alumínio é uma excelente opção para telhas e portões.
O mesmo se aplica a outros equipamentos, inclusive aviões, uma vez que o alumínio não é corrosivo, sendo, portanto, uma ótima opção para ambientes onde a umidade é constante.
Na Metalthaga, uma das mais renomadas empresas do país referente a soluções envolvendo esse material, é possível encontrar o que existe de melhor em termos de chapa de alumínio.
Vale a pena conhecer três soluções que estão disponíveis e que certamente podem atender as demandas dos seus projetos. Vamos a elas:
A chapa de alumínio Metalcast foi desenvolvida pela Metalthaga visando facilitar e auxiliar os clientes na escolha ideal para o desenvolvimento de moldes e matrizes.
Para isso, pode-se optar pela Metalcast 1, uma liga de alumínio 7021 que possui uma dureza entre 120 e 140 HB.
Outra opção é a Metalcast 2, com liga 6082 e dureza entre 90 e 105 HB, além da Metalcast 3, fabricada com liga de alumínio 5083, onde a dureza vai de 60 a 75 HB.
Como característica, elas possuem um elevado grau de polimento, excelente usinabilidade, alta resistência mecânica e alívio de tensões, além das diversas dimensões disponíveis, uma vez que a Metalthaga adota o sistema de corte horizontal.
Também há outra opção que merece ser conhecida: a chapa de alumínio laminado. São materiais que passam pelo processo de laminação no processo de fabricação.
Geralmente, essas chapas possuem uma boa aceitação à dobra e são ideais para processos mecânicos que ocorrem forças contrárias.
Existe uma variedade bastante grande de ligas, atendendo a projetos que envolvem placas de sinalização e carrocerias, além de demandas do setor automobilístico, calçadista, termoplástico e da indústria aeronáutica e bélica.
Também são excelentes opções para o desenvolvimento de moldes industriais.
Por fim, a chapa de alumínio pode ser retificada, ou seja, é a solução ideal para a construção de peças e acessórios, dispositivos, gabaritos, mesas de coordenadas, estruturas soldadas, moldes industriais, máquinas especiais e toda necessidade que envolva precisão.
Isso porque essas placas de precisão de alumínio são desenvolvidas para a redução de custos e tempo nos processos de usinagem, quando garantem total planicidade no seu acabamento.
Como se observa, são muitas as opções disponíveis na Metalthaga, portanto, vale a pena fazer contato e conhecer detalhes de todas as soluções disponíveis envolvendo alumínio!