O alumínio é o metal mais encontrado na crosta terrestre, três vezes mais leve do que o ferro e mais fácil de processar e moldar. As ligas de alumínio são materiais que possuem outras combinações que são criadas a partir dos seguintes processos:
O sucesso do mercado do alumínio se dá a partir de características como a plasticidade, condutividade elétrica, resistência à corrosão e leveza.
Neste post, apresentaremos as principais ligas de alumínio e suas utilidades. Continue a leitura e saiba mais a respeito deste material.
Como vimos, as ligas de alumínio possuem, além desse metal, outros materiais que possibilitam as mais diversas aplicações.
De acordo com uma pesquisa da Ball Corporation, 75% do alumínio já produzido no mundo continua em uso até hoje.
A possibilidade de reciclagem desse material permite que ele sofra um novo processo produtivo diversas vezes sem perder suas características.
Esse fato, por si só, é um grande incentivo para que esse produto seja cada vez mais utilizado, pois contribui com o meio ambiente e com a sustentabilidade do planeta.
Vamos, então, as características das principais ligas de alumínio:
As ligas de alumínio e cobre são altamente resistentes, leves e possuem uma excelente condutividade térmica.
Essas ligas são aplicadas principalmente nas peças usinadas em tornos automáticos, sendo comum o seu uso na indústria aeronáutica, naval e na construção civil.
A combinação do alumínio com o manganês permite a formação de ligas resistentes a temperaturas elevadas, formabilidade e resistências mecânicas moderadas, portanto, utilizadas para a fabricação de: evaporadores, radiadores, trocadores de calor, utensílios de cozinha, placas de veículos, silos, tanques para indústria química, entre outros.
As ligas do grupo 5000 são ligas que têm como características boa quantidade magnésio, excelente soldabilidade e alta resistência à corrosão, também têm bom desempenho em processos de anodização.
São classificados como ligas não tratáveis termicamente, mas são endurecidos por solução sólida e encruamento, além desse ganho de resistência mecânica, o magnésio garantirá um maior endurecimento do metal.
Estas ligas, que podem ser fornecidas em chapas lisas, bobinas ou chapas corrugadas (xadrez), têm durezas que variam de 47 HB no estado “O” até 77 HB com encruamento de máxima dureza.
São amplamente aplicadas onde não se têm grandes restrições de projeto, além de barcos e cascos, carrocerias de ônibus, tanques de combustíveis, estruturas soldadas, implementos agrícolas, recipientes de alta pressão, entre outros.
O silício, em combinação com o alumínio, é bastante utilizado no processo de fundição.
Essa união reduz a temperatura do derretimento e melhora a fluidez nesse processo. Portanto, é muito comum o seu uso em aplicações para vareta de solda e brasagem de alumínio.
Quando o magnésio é adicionado ao alumínio e silício, outra característica é observada.
As ligas desses materiais são extrudadas com muita facilidade e economia, portanto, são mais encontradas nesse formato, uma vez que apresentam uma alta capacidade de tratamento térmico.
Normalmente, elas estão presentes em quadros de bicicleta, eixos de transmissão,móveis tubulares,corrimãos, andaimes, seções de chassi automotivo, reforços e suportes usados em barcos e caminhões, fabricação estrutural, entre outros.
O zinco quando combinado com o alumínio fundido permite um aumento na dureza dos materiais, resistência à tração e ao escoamento e maior capacidade de alongamento.
Fruto de análises e experimentos realizados pela Metalthaga, esse produto provém maior resistência mecânica, sem perder as características positivas do alumínio.
As ligas de alumínio e zinco são ligas que atingem altíssimas durezas e refinadas resistências mecânicas. Seus limites de escoamento e de resistência à tração são notoriamente mais altos que os das ligas dos grupos 5000, por exemplo.
Estes materiais têm excelente usinabilidade, porém não se comportam bem ao sofrer processos de solda ou anodização. Suas aplicações são muito variadas, mas sempre tendem a uma utilização em um campo onde o material sofrerá desgaste e onde existe alto risco, como carros de corrida, ou aviões.
Desde 1997, a Metalthaga oferece soluções e tecnologias em alumínio para milhares de clientes distribuídos por todo o Brasil. Entre em contato para saber mais informações e descobrir qual é a liga ideal para seu tipo de aplicação!