As previsões para o mercado do alumínio em todo o mundo são as melhores possíveis.
Trata-se do material mais abundante na crosta terrestre e o terceiro elemento mais comum no mundo, estando atrás apenas do oxigênio e silício.
A sua popularidade e o uso em todo o planeta se dá em função das características que possui, tais como:
Fazendo parte do dia a dia das pessoas, esse material é encontrado nas panelas utilizadas para o preparo dos alimentos, bem como nas fuselagens dos aviões.
Quer saber mais sobre as tendências do mercado do alumínio no mundo e o que esperar para o futuro? Então, continue a leitura abaixo!
O Brasil terminou o ano de 2022 como o 12º maior produtor de alumínio do mundo, no entanto, segundo o relatório anual da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), nosso país deverá fechar o ano de 2023 na 9ª posição do ranking mundial, podendo inclusive vir a assumir o 8º posto, dependendo dos resultados da produção norueguesa.
Em 2022, as empresas de metal primário no Brasil alcançaram uma produção de 811 mil toneladas, um aumento de 5,1% se comparado ao ano anterior.
Essa situação colocou o nosso país em uma condição de autossuficiência na produção de alumínio primário, possibilitando o abastecimento da indústria nacional de produtos transformados.
As tendências do mercado do alumínio para 2024 continuam positivas, uma vez que os investimentos no setor devem alcançar um total de R$ 30 bilhões nos próximos dois anos no Brasil.
Para se ter ideia a respeito desse valor, o investimento bruto realizado no setor em 2022 foi de R$ 1,9 bilhão, portanto, fica evidenciado que as empresas do segmento estão otimistas com relação ao futuro.
Um dos pontos de maior relevância e que incentivam os investimentos nesse mercado está relacionado com a sustentabilidade do planeta.
Vivemos um momento crítico, onde cada vez mais se torna necessário os cuidados com o meio ambiente, uma vez que de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), através das palavras do seu Secretário-Geral, Sr. António Guterres:
“A ciência nos diz que os próximos 10 anos constituem a nossa última oportunidade para evitar a catástrofe climática, reverter a maré mortífera da poluição e de perda de espécies.”
O alumínio é um material que colabora de maneira efetiva com a sustentabilidade do planeta, pois, após ser descartado, ele pode retornar como matéria-prima às linhas de produção de maneira infinita.
Trata-se, portanto, de um material estratégico que efetivamente contribui para a reversão do quadro em que nos encontramos.
Já um estudo realizado pelo Instituto Internacional do Alumínio (IAI), demonstra que a demanda por esse material irá crescer 40% até o ano de 2030 em todo o mundo.
Isso significa que o setor precisará produzir 33,3 milhões de toneladas métricas a mais do que nos dias atuais, alcançando um total de 119,5 milhões naquele ano.
A popularização no uso do alumínio da indústria da construção civil será um dos grandes marcos para o crescimento da produção.
Mais uma vez, isso se dá em função da sustentabilidade, que se torna uma exigência da sociedade, associada aos menores custos de manutenção, uma vez que esse material pode ser usado por mais de 75 anos em uma edificação antes de ser reciclado.
Como se observa, a previsão para o mercado do alumínio no Brasil e no mundo são animadoras, portanto, grandes resultados são esperados.
Agora que você sabe mais sobre esse mercado, aproveite e conheça os produtos e serviços da Metalthaga, uma empresa que desde 1997 atende a clientes em todo o Brasil e oferece as melhores soluções desse segmento!
E para saber mais informações ou fazer um orçamento, entre em contato com nossos especialistas!