O alumínio extrudado está presente em diversos ambientes, mas poucas pessoas conhecem o seu processo de fabricação.
Afinal, o alumínio é um material resistente, sustentável e possui excelente durabilidade, mas para que possa ser utilizado em suas diversas aplicações é preciso que ele passe pelos procedimentos corretos.
Dessa maneira, a matéria-prima bruta se transforma, por meio de várias etapas, no produto que conhecemos e que é amplamente aplicado em setores como a construção civil e a própria indústria.
Para entender melhor o que é o alumínio extrudado e quais os processos pelos quais ele deve passar, continue a leitura!
O alumínio é altamente versátil, pois sua durabilidade e resistência fazem com que possa ser utilizado em diferentes ambientes e setores.
Quando falamos no material extrudado, especificamente, estamos nos referindo ao resultado do processo de extrusão.
Na prática, eles são os perfis metálicos que encontramos na indústria e na construção civil, os quais são essenciais para a montagem de diversas estruturas.
Por esse motivo, vale a pena conhecer esse processo e compreender como o alumínio extrudado é produzido para atender às suas necessidades.
Uma analogia muito utilizada para explicar o funcionamento do procedimento de extrusão é o tubo de pasta de dente.
Quando pressionamos o tubo, o material contido no seu interior sai por um furo e passa a ter o formato dessa saída.
O mesmo acontece com o alumínio extrudado, que é submetido a altas temperaturas e pressionado para que flua através de um orifício, localizado em uma matriz.
Enquanto isso acontece, o perfil metálico que resulta do processo é deslizado por meio de uma esteira, enquanto esfria e ganha forma sólida.
Com o processo de extrusão, é possível reduzir custos, uma vez que esse procedimento dispensa a necessidade de operações posteriores de usinagem ou junção.
Assim, o resultado é um produto econômico, versátil e altamente resistente, ideal para as mais diversas aplicações.
E, afinal, por que esse tipo de alumínio é tão importante para a indústria?
Um dos principais motivos é a variedade de formatos que esse processo dá ao material, além de trabalhar com diferentes ligas desse metal, elementos que contribuem com o atendimento de requisitos técnicos como propriedade mecânica, condutividade elétrica e acabamento superficial.
Além disso, os perfis produzidos podem ser expostos a procedimentos posteriores sem quaisquer problemas, desde dobras e forjamentos até a pintura da estrutura.
Por fim, também cabe lembrar que o alumínio extrudado é caracterizado pela sua resistência, durabilidade, leveza e versatilidade.
Assim, as vantagens oferecidas à indústria são diversas e bastante numerosas, o que torna essa alternativa uma excelente escolha.
A Metalthaga oferece as mais variadas peças de alumínio para atender às suas demandas, desde chapas e fundição até barras de alumínio.
Com diferentes produtos, oferecemos ligas de alumínio específicas para cada tipo de aplicação, na quantidade e dimensões definidas por você.
Assim, garantimos soluções de alta qualidade e eficiência para os mais variados setores da indústria.
Quer saber mais sobre como podemos levar o alumínio extrudado até você? Entre em contato e conheça melhor nossas soluções!